sábado, 30 de julho de 2011

A Saga "O Senhor dos Anéis" - 3


Vamos conhecer a Terra-Média. Nos livros, nós vamos conhecendo essa vasta Terra devagar, e muitas coisas ficam no ar sem realmente se entender a situação. Então eu vou explicar alguns detalhes desse mundo.



O CONTINENTE PERDIDO DE AMAN

Há muito tempo atrás, no fim da Segunda Era, o Mundo era plano e existiam três continentes principais: Aman, Númenor e Endor.


Endor era o território original do Mundo, o continente mais antigo. Ali os deuses de Arda (o mundo) construíram suas primeiras obras. Mas então o mal pisou em Endor, e os deuses partiram para longe, dentro do mar, e fizeram Aman: uma terra pura onde o mal nunca pôs as suas garras. Depois de muitas eras do mundo, antes mesmo que o tempo fosse contado, surgiram então os Elfos, a primeira das raças e chamados de Primogênitos. Muito e muito tempo depois vieram os Homens, chamados de Sucessores.

Muito tempo depois do surgimento das três raças principais, incluindo os Anões as duas citadas acima, foi criada a Ilha-Continente de Númenor, como um presente aos Homens por seus esforços na guerra contra o Inimigo (nesta época este era Morgoth, o Primeiro Senhor do Escuro). Mas com o passar da Segunda Era os Homens foram se tornando arrogantes, influenciados por um servo de Morgoth, Lorde Sauron. Quando a arrogância dos Homens de Númenor atingiu o auge, a ponto de quererem ir até Aman, a terra sagrada, a ilha de Númenor foi então destruída. E para evitar que qualquer um tentasse ir novamente para Aman, a ilha sagrada foi retirada do mundo, e a Terra se tornou curva. Assim, quando se navega para a Oeste da Terra-Média, encontra-se apenas água e mais água num infindável oceano.

Apenas aos elfos, os Primogênitos, foi permitido ir para Aman quando estivessem cansados da existência no Mundo de Fora. Para eles, os navios ainda seguiriam pela Estrada Plana e chegariam até as praias de Aman.



ELENDIL E O SENHOR DOS ANÉIS

Poucos Homens sobreviveram a destruição de Númenor, mas estes eram os mais fiéis aos deuses e não ousaram se aproximar de Aman. Em recompensa a sua lealdade, eles sobreviveram e puderam ir até a Terra-Média (na costa de Endor). Ali eles criaram Reinos de Homens, dois deles: Arnor ao Norte e Gondor ao Sul. Mas a paz não manteve-se por muito tempo, pois mesmo depois de ter seu corpo destruído junto com Númenor, o espírito de Sauron pôde retornar a Terra-Média e à sua torre escura: Barad-dûr.

Para aqueles que estão tentando encontrar onde os filmes se encaixam nessa história, é justamente nesse ponto: Sauron se enfurece ao saber que Homens sobreviveram a destruição de Númenor e ainda por cima é Elendil e seus filhos, fiéis aos antigos deuses e seus inimigos, grande Rei de Arnor e Gondor. Então, Sauron inicia uma guerra para destruir os Homens, e seus aliados na Terra-Média (Altos-Elfos que ainda não atravessaram o mar em direção a Aman. E nesse contexto último, começa a Saga "O Senhor dos Anéis".



OS ELFOS VÃO PARA O OESTE

O livro "O Silmarilion", é extremamente detalhado em explicar toda o inicio do Mundo de Arda, desde antes de sua criação, passando pelo surgimento dos elfos e homens, e também da Ascensão, Queda, Ressurgimento, Apogeu e Fim de Morgoth. Para resumir o por que dos elfos irem para Oeste, basta dizer que a muito tempo, Morgoth influenciou alguns elfos poderosos e eles acabaram ofendendo os deuses da Natureza. Depois de séculos de idas e vindas, um descendente dos elfos ofensores se redimiu ao pedir clemência aos Senhores de Aman (que eram os deuses da natureza). Então a raça dos elfos foi perdoada, e aqueles que estavam na Terra-Média, tiveram permissão de voltar a Aman, e desde então, quando os elfos da Terra-Média sentirem o tempo pesar, eles podem ir a Aman, onde podem passar o restante de sua imortalidade.

Como raça e como filosofia, os Elfos não se prendem a problemas de outras raças. Por isso, houve tão poucos elfos decididos a ajudar os Homens durante a Guerra do Anel. E no fim, quando partem para o Oeste, eles estão indo para Aman, para nunca mais voltar.

E por isso, ao final do "Retorno do Rei", quando Elessar retoma a sua coroa e reergue o Reino, é o início da Era dos Homens.





________________________________________________________
 "A verdadeira história de um ser não está naquilo que fez, mas naquilo que pretendeu fazer." (Thomas Hardy)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.