Para começar a entender esta Saga Épica, é preciso começar pelo básico:
---------------------- Quem é J.R.R. Tolkien? ----------------------
JOHN RONALD REUEL TOLKIEN CBE (Bloemfontein, 3 de Janeiro de 1892 / Bournemouth, 2 de Setembro de 1973) foi um escritor, professor universitário e filólogo britânico.
Tolkien nasceu na África do Sul e aos três anos de idade, com sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela lingüística, cursou a faculdade de Letras em Exeter. Lutou na Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu “mundo secundário” complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das mundialmente famosas obras O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, esta última, sua maior paixão que, postumamente publicada, é considerada sua principal obra, embora não a mais famosa.
Runa usada como símbolo de J.R.R. Tolkien |
Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão (e considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford de 1925 a 1945, e de inglês e Literatura Inglesa na mesma universidade de 1945 a 1959. Mesmo precedido de outros escritores de fantasia, tais como William Morris, Robert E. Howard e E. R. Eddison, devido à grande popularidade de seu trabalho, Tolkien ficou conhecido como o “pai da moderna literatura fantástica”. Sua obra influenciou toda uma geração. Católico fervoroso, foi grande amigo de C.S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia, ambos membros do grupo de literatura The Inklings.
Tudo começou com uma história infantil. Tolkien ficou órfão muito jovem e, aos 16 anos, conheceu Edith Bratt, por quem se apaixonou. Como a moça não era católica, Tolkien não poderia se casar com ela. Decidiu ir para a Universidade de Oxford, Inglaterra, aonde estudou línguas antigas, como o anglo-saxão e o islandês. Em 1915, Edith se converteu ao catolicismo, eles se casaram e tiveram quatro filhos. O livro “O Hobbit”, que antecede “O Senhor dos Anéis”, era a história que Tolkien mais gostava de contar a seus filhos e, em 1937, um editor leu a narrativa e decidiu publicá-la.
O sucesso foi tão grande que ele pediu a Tolkien que escrevesse uma sequência, porém o projeto rendeu cerca de mil páginas e levou 12 anos para ficar pronto. “O Senhor dos Anéis” foi publicado em 1954 e vendeu 100 milhões de exemplares pelo mundo. A obra trouxe fama e fortuna ao escritor, que faleceu em 1973.
---------------------- A origem da Saga ----------------------
Antes de passarmos para os livros da Trilogia, nós temos que trabalhar sobre a obra-prelúdio. O Hobbit não foi concebido para ser realmente o início dessa história. Tolkien o escreveu para os filhos, e posteriormente, tornando-se popular, ele o incluiu na história maior que já vinha desenvolvendo a muitos anos.
Para muitos, justamente por causa de sua origem, O Hobbit é um livro infantil. Eu discordo. A narrativa pode-se ser mais simples, as viagens mais curtas, possuir menos tempo entre as aventuras, mas nem por isso o livro é de fato infantil. Sim, O Hobbit pode ser lido por crianças, mas não é isso que determina o nível intelectual de um livro.
Este é um ótimo livro para aqueles que não gostam de ler e querem começar. A leitura é ao mesmo tempo rápida e devagar. Certos trechos, o capítulo passa muito rápido. Em outros momentos, há muitos detalhes a serem absorvidos.
Dos quatro, este é o mais divertido, e chega a ser muito engraçado em certos momentos. Mas tendo você, leitor, o desejo de ler ou não, o T.World trará a possibilidade de você ler online: sem precisar baixar nem se preocupar com carregá-lo por aí.
SINOPSE: Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem em sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão! (sinopse retirada de uma Orelha de Capa feita por "The Times").
Eu estou ocupado no momento com alguns afazeres pessoais, e a pesquisa dos livros da Saga e assuntos relacionados está indo lentamente. Eu não pretendo dar a este projeto, menos glamour, do que merece, e esta Saga merece muito glamour.
Há detalhes e letras élficas a estudar, fontes de letras a procurar, ilustrações para encontrar. Enquanto eu não me cerco de uma base sólida sobre esse assunto (o única modo de divulgar os livros da maneira correta), eu irei divulgar a trilha sonora da Trilogia.
Até o próximo Domingo, 31 de Julho, eu trarei para vocês a Trilha Sonora do primeiro filme: "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.