quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A História de Píramo e Tisbe




Píramo era um jovem assírio, de beleza encantadora apaixonado por Tisbe. Tisbe por sua vez era linda jovem grega, mas o amor de ambos foi proibido pelos pais, que levantaram um muro em volta de ambas as casas impedindo os jovens de se verem, exceto por um buraco pequeno por onde se falavam. Assim passavam-se os dias, suplicantes para ambos. Até que um dia resolveram fugir, marcando um encontro no vale, onde encontrava-se o túmulo de Nino que era protegido por uma imensa amoreira. Aquele que chegasse primeiro esperaria o outro.
Assim fizeram e Tisbe chegou primeiro. Mas logo após ela ouviu o uivo de uma leoa, que vinha em sua direção para beber água no rio. Havia acabado de comer uma presa e tinha sede. Tisbe se escondeu subindo numa árvore, mas ao correr deixou cair seu manto que a agasalhava. A leoa saciou-se da sede, mas ao passar pelo manto quis brincar com ele, arranhando e mordendo, despedaçando e sujando-o de sangue.
Tempos depois Píramo chegou ao local. Estava atrasado, pois cães o seguiam e ele precisava despistá-los. Chamava por Tisbe, observava os lados e acabou avistando o manto de Tisbe todo rasgado e sujo de sangue. Apavorado pegou e reconheceu-o e chorando começou a lamentar-se. Gritou, berrou, xingou os deuses e sacou de um punhal atingindo seu coração.
Alguns metros dali, Tisbe ouviu uma voz que parecia chamar-lhe e foi verificar quem era. Chegou ao local e viu o corpo de Píramo caído. Chorando pegou a lâmina de Píramo e enterrou também em seu coração. Píramo abriu os olhos, sorriu vagamente e suspirou pela última vez. Logo depois os pais de ambos chegaram e desesperados viram os corpos dos seus filhos caídos e abraçados um ao outro. O ódio deu lugar aos prantos e choros. Enterraram-nos ali próximo e a amoreira, onde estavam, que antes era branca, sem vida e amarga, passou a ser vermelha e de uma doçura inigualável.




________________________________________________________
"A verdadeira história de um ser não está naquilo que fez, mas naquilo que pretendeu fazer".
[Thomas Hardy]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.