Esta semana li uma matéria muito interessante sobre o que podemos aprender nas novelas. Uma das coisas que foram deixadas de lado foram os testamentos. Eles marcam a ascensão de pobres, a derrocadas de ricos, ou mesmo surpresas a todos os "herdeiros". Eu fiz uma relação de algumas cenas interessantes sobre testamentos em novelas.
GUERRA DOS SEXOS
Vamos começar com uma cena das mais engraçadas com Paulo Autran e Fernanda Montenegro. Era logo a primeira cena da novela que fez um enorme sucesso na época. Os dois são primos e nunca se deram bem. Agora, eles estão na abertura do testamento do tio, e que era parte do enredo das lutas de toda novela a partir da guerra entre os sexos.
QUE REI SOU EU?
Tereza Rachel também protagonizou uma cena hilária envolvendo um testamento. Na novela "Que rei sou eu?", ela era Valentine, a rainha do Reino de Avilan. O testamento a ser aberto era do Rei Petrus II, que morrera e deixara por escrito quem seria o seu sucessor no trono, e definitivamente, não era quem a rainha desejava.
O CRAVO E A ROSA
Nessa outra novela divertidíssima, o velho e matreiro Joaquim, que fora em vida um safado de marca maior, morrera antes de se casar com Dona Josefa, e o testamento estava pendente entre a sua ex-noiva, a sua filha Marcela (vilã da novela) e seu filho caipira Januário, um filho bastardo que ele encontrou só depois de adulto e o assumiu. O problema é que a velha raposa preparou uma armadilha bem montada, e que até a sua maquiavélica filha Marcela acabou caindo.
FASCINAÇÃO
Mais dramática do que as outras novelas citadas acimas, esta teve dois testamentos famosos, e ambos com um personagem em comum: Dona Melânia, a vilã da novela.
O primeiro testamento pertence a Berenice. Clara era uma moça preterida por Melânia para se casar com seu filho Carlos Eduardo, e no seu lugar ela escolheu Berenice, uma moça linda e rica para nora. No entanto, depois algum tempo, ela cai doente, e Berenice morre. Abaixo é a cena em que a vilã espera que seu filho herde toda a fortuna de Berenice.
Mas ela não desistiu. Muitos capítulos mais tarde, e muitas intrigas mais. Resumindo: aquela mesma Clara preterida por Melânia no começo da novela, e que entre lá e cá havia se tornado até "mulher da vida", agora estava casada com um homem muito mais velho chamado Manuel Gouveia, um rico fazendeiro. Emília, a filha de Manuel, era muito amiga de Melânia, e esta pretendia, através de Emília, se tornar rica novamente. Quando Manuel morreu, Melânia mais uma vez estava presente, na esperança de conseguir se tornar tutora de Emília e de sua enorme fortuna, e que com o pouco tempo de casados, não tivesse dado tempo a Manuel para mudar o testamento em favor dela.
Espero que tenham gostado desta pequena reunião de cenas, algumas divertidas, algumas emocionantes, relacionadas a novelas.
Frase Curiosa: "Há apenas duas maneiras de obter sucesso neste mundo: pelas próprias habilidades ou pela incompetência alheia." Jean de La Bruyère
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.