R$ 18.000.000, sim, aproximadamente dezoito milhões de reais, é isso que irá custar um coletor de lixo. Onde está esse lixo tão caro? Em São Paulo? Em Nova York? Não, no espaço.
Cientistas suíços desenvolveram um satélite capaz se retirar a sujeira humana espacial que flutua sobre as nossas cabeças.
Cerca de 700 satélites ativos estão orbitando o planeta nesse momento nos enviando sinais de televisão, rádio e GPS. Porém, há chances de que a qualquer momento eles se choquem com destroços de velhas naves, obsoletos satélites abandonados ou peças perdidas nas estações espaciais. De acordo com as contas mais "otimistas" sobre o tema, existem mais de 16.000 detritos espaciais que podem cair em nossas cabeças a qualquer momento.
Mesmo um objeto minúsculo no espaço seria um problema. Uma vez em órbita, ele é pego pela atração magnética da Terra, e uma vez estabilidade em órbita, esse objeto gira na mesma velocidade, ou ainda maior, que o planeta, e nós, vocês devem saber, giramos a mais de mil quilômetros por hora. Como a Terra é grande, esse movimento parece pequeno. Mas não é.
Uma partícula do tamanho de um grão de areia, que pode atingir velocidades superiores a 14 mil km/h, pode efetivamente abrir um buraco de até três centímetros numa escotilha de espaçonave, que por sua vez pode trincar e romper-se na reentrada. E adivinha onde leva um casco rompido? Sim, ao temido, KABUM!
E a coisa não se resume apenas em objetos pequenos que só precisam de um empurrãozinho para queimar da atmosfera. Alguns objetos, como aquele caído no Estado de Goiás, em 2008 (foto a direita), mostra o lixo espacial pode ser realmente um sério perigo.
Infelizmente ainda existem vários senões. Um deles é o custo unitário do CleanSpaceOne. O projeto sozinho custou quase Vinte Milhões de Reais, e depois disso, cada unidade CleanSpace One custariam mais 11 milhões de reais. Ou seja, multiplique 11.000.000 milhões unitários pelos 16.000 objetos em órbita, e o resultado é a falência de qualquer país.
O CleanSpaceOne não é a solução definitiva ao problema, mas é ao menos uma resposta. Esperamos que se encontrem de fato uma solução, antes que um objeto daqueles causem realmente um desastre.
Frase Curiosa: "Há apenas duas maneiras de obter sucesso neste mundo: pelas próprias habilidades ou pela incompetência alheia." Jean de La Bruyère
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.