sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sexta-Feira 13: Histórias e Mitos



Cuidado com a escada! Olha um gato preto! Socorro, quebrei um espelho!

Hoje é um dia em que as superstições populares tomam contam, mesmo dos mais incrédulos na data. Eu pesquisei um pouco e descobri coisas muito interessantes. A mais importante delas, é que dependendo da cultura e da sociedade, a origem do medo do 13 e da sexta-feira, podem mudar radicalmente.


O número 13 e suas excentricidades

Parece brincadeira, mas metade da fama da "Sexta-feira 13" não vem do dia da semana, mas do numeral 13 e suas coincidências.

De acordo com a Numerologia, o número 12 é considerado algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do Zodíaco. Enquanto que o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. Exemplo: 13 pessoas na Última Ceia. Acho que se lembram o que aconteceu dois dias depois: Jesus Cristo crucificado e Judas enforcado.

Conjunto de 6 Copos
Qualquer que seja a ideia maligna por trás disso, acabou gerando certos costumes curiosos. Há quem diga que a tradicional soma de base 4 em jogos de mesa, é por causa da Última Ceia: exemplo, 12 copos, 12 talheres e 12 pratos. Você sempre compra ou uma dúzia de copos ou meia dúzia, quando em jogos fechados. Coincidência ou não, as coisas não param por aí. Diversos autores, incluindo a Dama do Crime, Agatha Christie, ajudaram a disseminar a ideia de que um jantar entre 13 pessoas, a primeira a se levantar, será a primeira a morrer.

Frigga
E acredite, tem costumes ainda piores: na Inglaterra, as casas com número 13 custam mais barato que as casas vizinhas. Nos EUA, as pessoas tentam driblar este dia demoníaco e não fecham acordos ou celebram casamentos. De acordo com as leis do estado de Indiana, na sexta-feira 13, os donos de gatos pretos podem soltar seus bichanos na rua somente com uma coleira com sinos.

Uma lenda curiosa vem da mitologia nórdica. Segundo uma versão de origem nos antigos vikings, a deusa do amor e da beleza nórdica era Frigga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Frigga foi transformada em bruxa pela Igreja Cristã, e como vingança ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, e os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.

Para relembrarmos um fato mais próximo de nos brasileiros, tem o tenebroso dia 13 de Dezembro de 1968, uma sexta-feira. Naquele dia negro, muito pior do que aquele de 1964, foi o inicio da fase mais dura da Ditadura Militar, onde direitos civis, liberdades pessoais e liberdade de imprensa, foram proibidos, situação que permaneceu por quase 17 anos.

No calendário de 2012, serão três sexta-feiras 13: uma em Janeiro, em Abril e em Julho. Esta série tripla também aconteceu em 1998 e em 2009. Seja você daqueles que acreditam que data traz sorte, seja daqueles que acreditam na má-sorte, tenham todos uma boa sexta-feira!




______________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.