quinta-feira, 19 de abril de 2012

FAÇA SEU PRÓPRIO FÓSSIL


Uma vez que no próximo Domingo nós vamos começar o PROJETO DINO, eu decidi trazer uma coisa que já queria a algum tempo, mas não surgia oportunidade. 


VAMOS PELO PRINCÍPIO:
Os fósseis são registros de animais e plantas conservados em minerais durante milhões ou bilhões de anos. O que torna a confusa a ideia dos fosseis, é que tanto eles quanto petróleo são resultantes de animais e plantas mortos. No caso do petróleo, o processo de deterioração do animal ou planta é incompleto, pois ele é interrompido: a água cobre os restos mortais do animal, cobrindo-o lentamente com sedimentos, que após milhões de anos, todo o corpo decomposto é transformado em óleo. Então, a região onde tem petróleo, ou é ou já foi coberto por água.

O fóssil é um processo diferente: a mineralização consiste literalmente na substituição gradual dos restos orgânicos de um ser vivo por matéria mineral, rocha, ou na formação de um molde desses restos, mantendo com alguma perfeição as características do ser. Então, agora que sabemos o que é, vamos fazer o nosso próprio fóssil.

*Explicações, materiais e vídeo, retirados do site PONTO CIÊNCIA, que fez uma matéria para professores de História e Geografia.


Primeira Parte
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Massa de modelar
  • Um pedaço de cartolina (20cm de comprimento e 5cm de largura)
  • Fita adesiva
  • Vasilha
  • Água
  • Tesoura
  • Colher de sopa
  • Gesso
  • Uma folha de planta com nervuras bem evidentes (por favor, não use o seu gato: o processo com gesso NÃO funciona com animais).



MONTAGEM DO MOLDE:
Pressione a massa de modelar sobre uma superfície plana (mesa, bancada, entre outros) e coloque a folha da planta sobre ela de modo que fique impressa a nervura da folha na massa de modelar. Obs.: importante a nervura ser evidente senão o fóssil ficará sem nitidez. Com a cartolina faça um anel, unindo as pontas com a fita adesiva. Agora encaixe o anel sobre a massa com a folha.





Segunda Parte
Bem, agora estamos com os materiais prontos, e o "pote" onde vamos colocar o gesso: então vamos para o próximo passo: preparando o gesso. Pegue a tigela e misture homogeneamente a água e o gesso. A proporção é de 1/2 copo de água para 5 colheres de gesso. Retire a folha do fundo do molde. Coloque a mistura dentro do anel de cartolina, de modo que cubra toda a área de impressão da nervura.


Essa segunda parte é muito delicada, pois qualquer erro na mistura do gesso (uma mistura mais "aguada" ou mais densa), pode atrapalhar no processo, então, ATENÇÃO. Depois disso é esperar!


Terceira Parte
Espere 3 dias para que a massa e o gesso sequem. Paciência é a chave. O gesso pode parecer seco externamente logo depois do primeiro dia, mas ainda estar mole internamente. Enfim, depois de três dias, retire a cartolina e está pronto o seu fóssil vegetal.



E PARA FINALIZAR...
Espero que vocês gostem do fóssil caseiro. Além de ser divertido, também é instrutivo. Alunos, sugeriam isso aos seus professores. Professores, sugiram ao seus alunos.

E não percam, Domingo, de 22 de Abril de 2012: o Brasil faz 512 de anos de descoberto, e você irá descobrir os dinossauros com o PROJETO DINO, até lá.


______________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.