domingo, 25 de março de 2012

Saga Harry Potter - Maturidade e Infantilidade




Recebi um e-mail sobre os capítulos iniciais de Harry Potter. Um dos leitores achou estranho os primeiros capítulos. Pelo e-mail, ele afirmou que o livro era muito infantil, mais do que o filme. Provavelmente, esse foi um detalhe que eu esqueci de explicar.

J.K.Rowling planejou e escreveu os livros de modo a terem uma linguagem da mesma maturidade que a idade de Harry. Em resumo, como Harry é apenas um menino de 11 anos, o livro também foi escrito assim, para crianças de 11 anos. Conforme a série avança, a maturidade dos livros também aumenta. Por volta dos 13 ou 14 anos, Harry ainda age como criança, apesar de começar a se interessar por outras coisas. No quarto livro, com 14 anos, Harry já se interessa por uma garota, mas ele só namora aos 15, no quinto livro. Mas lá pelos 15 anos Harry já está na adolescente, e se torna irascível e meio inconsequente. Isso se acalma no sexto livro. Já no sétimo livro, Harry já pensa, fala e age como adulto.

A questão não é que os livros amadureçam devagar, eles nos trazem cada momento da vida de Harry desde dos 10 anos (poucos antes do seu aniversário), até os 17 anos. Cada traço e momento importante que formaram o caráter do personagem, desde o primeiro livro.

 Como vocês já perceberam, com raras exceções, o livro segue a consciência de Harry. Tudo o que o leitor sabe é o que Harry sabe, tudo o que o leitor vê é o que Harry vê. Sim, o primeiro livro é infantil. Mas tentem ver o livro como ele é: um livro cujo protagonista é apenas uma criança de 11 anos.

Espero que isso tenha ajudado a entender o livro e tornar a leitura mais agradável.

Muito bom dia!


______________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.