Uma partitura para piano de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), totalmente desconhecida até agora, foi encontrada na Áustria e será apresentada e interpretada em público no dia 23 de Março em Salzburgo (noroeste da Áustria), disse nesta sexta-feira a Fundação Mozarteum em um comunicado.
O musicólogo austríaco Hildegard Herrmann-Schenider descobriu a partitura no Tirol (noroeste da Áustria) no âmbito de pesquisas para o Repertório Internacional de Fontes Musicais. A partitura, composta em 1780, é explicitamente atribuída a Mozart.
Wolfgang Amadeus Mozart, mas batizado Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart, foi um dos maiores músicos austríacos, e também do mundo. Nascido em 1756, com apenas 5 anos de idade ele compôs e tocou em piano a sua primeira sinfonia. Um gênio precoce com certeza.
Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e camerística. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX.
Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente, conseguiu conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e sua imagem se tornou um ícone popular.
A partitura encontrada será interpretada no dia 23 de Março na sala de baile da Casa de Mozart em Salzburgo, sua cidade natal, no piano do compositor, pelo pianista austríaco Florian Birsak.
Nos últimos anos, duas outras partituras para piano desconhecidas de Mozart foram encontradas: em 2006 nos arquivos do arcebispo de Salzburgo e em 2009 nos arquivos da Fundação Mozarteum.
Abaixo um bom exemplo de como a música de Mozart é ao mesmo tempo bela e grandiosa. Esperemos que a música da partitura encontrada seja tão boa quanto.
Frase Curiosa: "Há apenas duas maneiras de obter sucesso neste mundo: pelas próprias habilidades ou pela incompetência alheia." Jean de La Bruyère
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.