quinta-feira, 4 de abril de 2013

[CLUBE SCI-FI] Tecnologia Goa'uld





A partir de tudo que vimos na primeira temporada, e principalmente, no que vimos na tetralogia de encerramento, nós podemos concluir algumas coisas sobre a tecnologia goa'uld de batalha.

* * *

EXÉRCITO JAFFA

Jaffas: possuindo um simbionte que ajude a curá-lo durante a batalha, os Jaffas são soldados superiores aos demais. A longevidade a que atingem traz o benefício do acúmulo de experiência de muitas batalhas de mais de uma centena de anos. A Alta Guarda recebe, além da armadura, um capacete na forma de um animal. Apenas dois goa'ulds maiores nos foram apresentados até agora: Ra e Apophis, e a Alta Guarda de ambos usavam capacetes. Rá deu preferência a capacetes-falcão, enquanto Apophis preferiu capacetes-serpente.



A arma padrão de cada jaffa é a Arma de Bastão, com núcleo de energia razoavelmente potente para durar bastante tempo. Apenas um tiro bem dado pode matar uma pessoa. O tiro também é forte o suficiente para partir rochas, e a distância a que dispara, permite que se possa coordenar ataques, por ser possível visualizar o disparo mesmo a quilômetros de distância.


Uma arma menos comum em tropas, mas normal esquadrões internos a naves, são as Zat'nik'tel, ou Zats, são armas de energia menos potentes que as armas de bastão, e tem efeito diferente. Um tiro não mata, mas causa grande dor. Dois tiros matam. E três tiros, por incrível que pareça, desintegra: não resta nem resquício de quem recebe os três tiros.



Outra arma pouco comum em tropas de solo, mas muito usada em tropas de assalto a instalações e a stargates, são as Granadas Goa'uld, que ao contrário das granadas do Tau'ri, não são explosivas, mas geram uma onda de luz e som que atordoam quem quer estiver ao alcance. O atacante cai desacordado, e então pode-se fugir ou aprisionar as vítimas. Mestre Bra'tac subestimou o poder das granadas comuns do Tau'ri, mas continua a preferir as granadas goa'uld, que julga mais úteis.

E essas foram as tropas de solo e seus armamentos. Abaixo nós falaremos da próxima tecnologia militar Goa'uld que nós conhecemos, as naves.



NAVES DE GUERRA

Até o episódio em que estamos, nós já conhecemos três tipos de naves goa'uld, duas delas com finalidades exclusivamente bélicas, ou seja, para serem usadas para a GUERRA.


Comecemos pela nave goa'uld, digamos, de passeio, que é aquela usada por Rá, no Filme Original de 1994. A Nave Goa'uld da Classe Quéops pouco se parece com as Ha'tak, a não ser pelo formato de pirâmide central. Possivelmente, sendo Rá o mais poderoso dos goa'uld por incontáveis séculos, a tecnologia de sua nave era superior as outras. Não sendo uma nave específica de batalha, se pressupõe que sendo tão poderoso, Rá não viajaria pelas estrelas estando desprotegido. A baía de caças seria obviamente menor que a de sua irmã guerreira, mas então esses caças serviriam apenas para a proteção do próprio Rá.


A Quéops é extremamente luxuosa. Ela possui uma enorme sala do trono, áreas de uso pessoal de Rá (sala de banho, sala de jogos, etc). O casco superior se divide em placas que permite a entrada da luz do sol. Para descrevê-la em poucas palavras, pode-se dizer que a Quéops é uma mansão que viaja no espaço.

O próximo modelo de nave goa'uld foi visto tanto no filme original quanto na série: são os Death Glider, ou Planadores da Morte. Estes são os caças de ataque e abordagem usados tanto em aproximação no espaço quanto em aproximação dentro da atmosfera. Tanto no caso de Rá, quanto de Apophis, são naves de aproximação rápida e poder de fogo médio. Os dois canhões de energia se parecem com versões maiores das Armas de Bastão. É preciso apenas um Jaffa para operá-lo, mas cabem duas pessoas na cabine.

O terceiro tipo de nave de guerra, é uma das naves bélicas mais conhecidas da galáxia, e grandemente temida: a Ha'tak, uma nave-mãe de transporte e batalha Goa'uld. Além da forma piramidal, existe toda uma estrutura ao redor, possivelmente para comportar soldados e suprimentos para a guerra. De acordo com o episódio [01x19] There But for the Grace of God!, a arma principal da Ha'tak tem força de ataque superior a mil megatons, o que transformaria qualquer cidade em cinzas em minutos. A sua baía de caças é ampla e suporta centenas de Death Gliders, bem como espaço para milhares de Jaffas.


Apesar de não ser comum para outros Ha'tak, Apophis instalou um Stargate a bordo de uma das duas naves, por onde pretendia receber mais suprimentos bélicos, mesmo durante o cerco a Terra. A sua versão da realidade alternativa provavelmente fez isso, e deve ter conseguido assim receber armamentos e suprimentos sem a necessidade de depender de encontrar e controlar o stargate da Terra.

* * *

A luta contra os Goa'ulds continua, afinal, nós não vimos Apophis e Klorel morrerem, e eles ainda podem estar vivos. De qualquer maneira, eles não os únicos Goa'ulds na galáxia, existem centenas deles, e qualquer um desses podem também atacar a Terra assim como tentou fazer Apophis. Esperemos que da próxima vez que a Terra estiver ameaçada, SG-1 possa novamente salvar nosso planeta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.