segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

[MITOLOGIA] O Império Goa'uld, parasitas e deuses



PRIMÓRDIOS [... à 17.500 a.C.]

FÓSSIL DE GOA'ULD,
ENCONTRADO EM P3X-888
O Goa'uld surgiu pela primeira vez nas águas de P3X-888, um planeta primitivo, originalmente como predadores. Eventualmente, eles começaram a tomar outra raça nativa, os Unas, como hospedeiros. Quando finalmente aprenderam a operar o Stargate de P3X-888, eles saíram e levaram consigo exércitos de escravos Unas.

Então veio Atok, um dos primeiros que transformaram os goa'ulds em conquistadores, ao roubar tecnologia de outros povos e adaptá-la às suas finalidades. Em 22.000 a.C, Atok foi morto por seu filho Apep, e ele reorganizou a liderança dos goa'ulds: Apep dividiu o poder entre seus subordinados, Rá, Nut, e Thoth. No entanto, por volta de 17.800 a.C, outro Goa'uld começou a subir no poder: Anúbis. Por causa de Anúbis, o poder de Apep começou a declinar neste tempo.

UM UNAS
Anúbis continuou a luta contra Apep até capturá-lo: Anúbis não apenas matou Apep, ele o devorou diante dos outros Goa'ulds, No entanto, Rá conseguiu reunir os outros goa'ulds em nome de Apep, e inflamou uma guerra civil, que continuou por três séculos. Anúbis  foi derrotado e exilado, e Rá organizou uma nova liderança, criando o Alto Conselho dos Senhores de Sistemas e se proclamando Senhor Supremo dos Senhores de Sistemas, tomando Hathor e Egeria como companheiras.

Mas então os Goa'ulds tiveram um problema inesperado que poderia acabar com todo seu esforço de conquistar a galáxia: faltavam hospedeiros. O número de larvas goa'ulds estavam aumentando rapidamente, mas os Unas estavam em falta e o Império estava em risco.



O DOMÍNIO DE RÁ DUROU QUASE 20.000 MIL ANOS


O REINO DE RÁ [17.500 a.C. à 1996]

Por volta de 10.500 a.C., Rá descobriu um mundo cheio de vida com uma raça primata: Humanos. Rá levou um jovem nativo como um hospedeiro. Rá estudou a fisiologia humana e viu muitas possibilidades na simplicidade daquela raça. Fortalecido pelo novo hospedeiro e o uso do sarcófago, Rá permitiu que os outros Senhores de Sistemas tivessem acesso ao Tau'ri. Alguns foram usados ​​como adoradores e escravos em minas de Naquadah, outros foram levados para o planeta Dakara, e transformados geneticamente numa nova raça de soldados-escravo chamados de Jaffa, para servirem como guerreiros e incubadoras para a forma larval goa'uld.

RÁ COM A MÁSCARA
Uma rebelião em 2.995 a.C. terminou com o domínio Goa'uld sobre a Terra, mas os seres humanos já haviam sido semeados em todo o Império Goa'uld, espalhado por toda galáxia, e por isso Rá não sentiu necessidade de reconquistar a Terra.

Mas essa rebelião foi apenas o começo dos problemas dos goa'ulds para manter seu império.




OS TOK'RA
Egeria começou a ter dúvidas sobre o futuro dos goa'ulds, como uma forma de vida cruel e destrutiva. Criando um exército de prim'ta, ela depois os nomeou de Tok'ra, a "Resistência Contra Rá". Quando Rá descobriu a traição de Egeria, ele enviou soldados para capturá-la. Depois Rá ordenou que Egeria fosse retirada do seu hospedeiro e colocada em um frasco-êstase em Pangar: assim Egeria permaneceria viva, mas aprisionada. Seus filhos, no entanto, continuaram a missão dada por sua progenitora e tem atrapalhado os planos de dominação goa'uld por milhares de anos.

Rá controlava os go'ulds com maestria, sendo respeitado e temido por todos eles. Poderoso, antigo e astuto, o Império de Rá parecia que nunca terminaria. Apenas um ataque inesperado poderia derrotá-lo. E ele veio, é claro. Veio do único lugar que jamais esperou, e do qual provavelmente já tinha esquecido: o Tau'ri.



UMA HA'TAK CLASSE QUÉOPS,
MODELO USADO PELA FAMÍLIA DE RÁ
Em 1996, a Terra reabriu o Stargate e enviou uma equipe até a Abydos. Rá chegou ao planeta quase ao mesmo tempo em sua imensa nave espacial, e os capturou. Então encontrou uma ogiva nuclear e percebeu o quanto  o Tau'ri evoluiu. Achando que a presença da bomba seria um ataque direto, Rá decidiu acabar com a Terra: mandando a bomba de volta, mas enriquecida com naquadah, o que aumentaria o poder destrutivo dela em cem vezes. Mas o Coronel Jack O'Neill e o Dr. Daniel Jackson atrapalharam seus planos, primeiro, revelando a verdade sobre Rá para a população de Abydos, levando o povo a se rebelar. Depois, os dois impediram o envio da bomba pelo stargate para a Terra. Achando-se acuado com a rebelião e a morte dos seus soldados, Rá foi forçado a fugir, decolando com sua nave para o espaço. No entanto, Daniel e Jack pensaram numa artimanha antes dele conseguir fugir, e enviaram a bomba pelos Anéis de Transporte da pirâmide na superfície para a nave de Rá: que foi morto na explosão.


APOPHIS,
CAPTURANDO UMA MILITAR AMERICANA
O REINO DE APOPHIS [1996 - 2001]

Após a morte de Rá, os Senhores de Sistemas guerreavam entre si para substituí-lo. Eventualmente, Cronus, Heru'ur e Baal sobressaíram entre os demais, mas o goa'uld dominante foi Apophis.

Apophis estava tomando posse de vários planetas sob domínio de Rá, como Abydos e Tau'ri, e capturando novos hospedeiros. Ele descobriu que a Terra estava forte demais para ser dominada facilmente, e Abydos era primitivo demais para ter algo de valor. Mas o Tau'ri tem um lema "Não deixar ninguém para trás", e após conseguir as coordenadas do lugar de onde vieram, eles enviaram as recém-criadas SG-1 e SG-2 para resgatar os Abydonianos e os terráqueos levados. Jack e Daniel descobriram, da pior maneira, que não era um planeta qualquer, mas Chulak, um dos planetas-natais dos Jaffa. Capturados, eles teriam sido executados se Teal'C, o First Prime de Apophis (algo como o Comandante-Chefe do exército), não tivesse se rebelado contra Apophis. Teal'C teve esperança, pela primeira vez, que a escravidão dos Jaffas poderiam terminar e ajudou os humanos a fugirem. Ele eventualmente se juntou ao Tau'ri, e continuou lutando contra Apophis.

SOKAR
Apophis também ignorou a ameaça da Terra em favor de lutar pelo domínio entre os Senhores de Sistemas. Mas depois de SG-1 ter causado vários contratempos para ele, Apophis lançou um ataque contra a Terra. No entanto, SG-1 foi capaz de entrar a bordo e sabotar a Ha'tak de seu filho Klorel, e também a sua própria, destruindo ambas naves e matando centenas de Jaffas leais. Apophis e Klorel sobreviveram, mas a posição de Apophis entre os Goa'ulds foi severamente enfraquecida. Sob ataque de Heru'ur e Sokar, Apophis foi finalmente capturado por Sokar e enviado para Netu, uma lua-prisão na órbita do seu planeta principal.

APOPHIS APÓS SEU RETORNO
Jacob Carter, pai de Samantha Carter (membro de SG-1), havia se unido a um Tok'ra e entrou para a resistência,mas ele foi capturado por Sokar e enviado para Netu. Na missão de resgate montada pelo Tau'ri e Tok'ra, Apophis aproveitou a sua chance: iniciou uma rebelião e escapou de Netu, antes da lua ser destruída. Mas quando esta explodiu, Sokar estava em uma nave na órbita e ele foi morto. Apophis tomou o controle das forças de Sokar. Elevando-se novamente entre os Senhores de Sistemas, Apophis se tornou novamente uma ameaça. Heru'ur tentou uma aliança com Apophis, mas quando deu errado, Apophis matou Heru'ur e tomou posse de seus soldados e planetas.


FROTA DE APOPHIS SENDO DESTRUÍDA
PELA SUPER NOVA
A situação poderia piorar ainda mais após a morte de Cronus, outro goa'uld poderoso com grande número de jaffas. Mas Apophis estava ocupado lidando com os Tok'ra, e planejou uma armadilha para capturar Vorash, a base dos Tok'ra. Mas os Tok'ra sabiam da existência de um espião, e a armadilha acabou sendo para Apophis.

A sequência de eventos seguintes foram muito rápidas para que Apophis pudesse se adaptar. Os Tok'ra tinham atraído toda a imensa Frota de Apophis e então Samantha Carter planejou explodir o Sol de Vorash, destruindo toda a Frota num só golpe. O plano deu certo, mas a força da explosão empurrou as naves de SG-1 e Apophis para outra galáxia, território dos Replicadores. Com sua nave tomada por Replicadores, Apophis roubou a nave de SG-1. No entanto, esta também foi infestada por Replicadores, que rapidamente descobriram sobre a Via Láctea. Felizmente, SG-1 sabotou a nave, fazendo-a se chocar contra Delmak, o antigo planeta principal de Sokar. SG-1 saiu a tempo, mas Apophis estava a bordo e foi morto na queda, desta vez, definitivamente.


O RETORNO E REINADO DE ANUBIS [2001 à atualmente]

OSÍRIS
Com Cronus, Heru'ur, Sokar e Apophis mortos, quatro dos maiores goa'ulds dominantes, os Senhores de Sistemas entraram em crise, lutando entre si para dominar uns aos outros. Ao mesmo tempo, eles sofreram ataques de um inimigo desconhecido, que não tinha medo de enfrentar as forças reunidas dos Senhores de Sistemas. Com medo, eles convocaram uma reunião do Auto Conselho, apenas para verem ressurgir Osiris, libertado após milhares de anos, falar do retorno de outro goa'uld ainda mais perigoso: Anúbis. Ele foi aceito de volta como Senhor de Sistema, apesar da oposição de Lorde Yu, seu velho inimigo.

ANÚBIS
Anúbis tinha passado milhares e milhares de anos fora, e nenhum dos goa'ulds sabiam por onde ele estivera ou o que conseguira nesse meio tempo. A verdade era que Anúbis tinha voltado mais poderoso, demonstrando tecnologias mais avançadas que dos outros goa'ulds.

Em questão de meses, Anúbis iniciou uma série de ataques contra a Terra, os Tok'ra, e os Asgard. Ele também desenvolveu uma nova super ha'tak, mais poderosa que a de Apophis. Com essa poderosa nave, Anúbis poderá facilmente derrotar as forças combinadas dos Senhores de Sistemas.

Embora Anúbis tenha conhecimento dos Antigos de origem desconhecida, ele não tem um conhecimento muito amplo ou completo. Por exemplo, Anúbis soube como operar a Arma Antiga para usar um stargate para destruir outro, porém, quando a arma foi destruída, ela não pôde construir outra igual. Do mesmo jeito, ele sabe da existência da Cidade Perdida dos Antigos, mas não sabe onde ela está.


Para saber mais sobre o Império Goa'uld, assista aos episódios de Stargate SG-1, toda semana aqui no T.World,





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.