segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

[MITOLOGIA] Entenda como funciona o Stargate - Parte 1






Entenda como funciona o STARGATE
Parte 1


Desde a Teoria da Relatividade que muitos conceitos científicos, mesmo os não provados, deixaram ser tratados como mitos, e passaram a ser objetos de estudo. Pois se tudo era relativo, então hipóteses não eram mais mentirosas, mas apenas teorias não-comprovadas. No caso, falaremos um pouco sobre como funciona uma parte essencial do aparelho stargate: o buraco de minhoca.

Bem, vamos logo a parte espinhosa: o Stargate é um aparelho criado pela civilização dos Antigos que cria um buraco de minhoca (wormhole, no inglês), uma espécie de túnel estável para que objetos, pessoas, e até mesmo energia, possa viajar entre um stargate e outro.

VORTEX DO BURACO DE MINHOCA DE STARGATE SG-1 ENTRE 1996 E 2004

Mas o que é um buraco de minhoca? Bem, leiam essa referência e depois será explicado:

"Wormhole é, em essência, um "atalho" através do espaço e do tempo. Um buraco de minhoca possui ao menos duas "bocas" conectadas a uma única "garganta" ou "tubo". Se o buraco de minhoca é transponível, a matéria pode "viajar" de uma boca para outra passando através da garganta. O nome "buraco de minhoca" vem de uma analogia usada para explicar o fenômeno. Da mesma forma que um minhoca que perambula pela casca de uma maçã poderia pegar um atalho  para o lado oposto da casca da fruta abrindo caminho através do miolo da maça, em vez de mover-se por toda a superfície até lá, um viajante que passasse por um buraco de minhoca pegaria um atalho para o lado oposto do universo através de um túnel topologicamente incomum". FONTE: Wikipédia.

VORTEX DO BURACO DE MINHOCA DE STARGATE ATLANTIS

Em síntese, o buraco de minhoca é um túnel que atravessa a nossa dimensão como uma minhoca faria numa maça, indo pelo caminho mais curto, em vez de ir por fora da maça. O stargate cria um buraco de minhoca estável pelo qual a matéria pode passar. Essa matéria pode ser desde pessoas ou objetos, até mesmo energia, como as ondas de rádio da telemetria do MALP e disparos de armas de energia.

O importante é saber o seguinte: esse "túnel" surge quando o stargate é acionado e se liga a um segundo aparelho. A energia consumida para ativar o stargate é considerável, e mais ainda para manter o wormhole ativo. E depois que o buraco de minhoca artificial levou as pessoas ao seu destino, o stargate aguarda algum tempo e então se fecha sozinho.


A VIAGEM É MESMO INSTANTÂNEA?
Por incrível que pareça, não, não é instantânea. O tempo de cada viagem é de microssegundos, mas mesmo assim não é instantânea. A pessoa ou objeto primeiro deve passar por inteiro pelo horizonte de eventos ou poça, e em seguida o stargate faz o seu trabalho: a pessoa ou objeto é desmaterializada e transformada em energia e então enviada para o stargate seguinte que desmaterializa a pessoa, e ela sai do stargate. O processo é virtualmente indolor, e a mesma energia concentrada para entrar é usada para saída. Ou seja, se você andar através da poça, você irá sair andando do stargate, mas se você correr quando entrar na poça, poderá ser arremessado quando for desmaterializado.

TEAL'C LUTANDO COM MAJOR KAWALSKI, QUE FORA TOMADO POR UM GOA'ULD

Um detalhe importante é que pedaços de objetos não são enviadas pelo stargate, apenas partes inteiras. Ou seja, enquanto um objeto não entra totalmente na poça, ele não é transportado ao stargate seguinte. Se um objeto estiver pela metade dentro da poça e metade fora dela, e o buraco de minhoca se fechar, então a parte que ficou é cortada e a parte que tinha entrado é destruída. Em alguns casos pode-se manter um stargate aberto por mais tempo, mantendo um objeto no horizonte de eventos, mas esse prazo extra tem um limite de 38 minutos.


A ÍRIS É IMPENETRÁVEL?
A resposta parece ser SIM, graças a Deus. O truque da Íris consiste em evitar que a pessoa ou objeto seja REMATERIALIZADO, ou seja, se alguém entrar no stargate rumo a Terra e a Íris estiver fechada, a pessoa não sairá do stargate, pois sua energia vai ser descarregada mas não rematerializada: resumindo, ela morre! Até o momento isso tem nos salvado, uma vez que os Goa'ulds não estão conseguindo chegar a Terra através do stargate do SGC. Por enquanto, salvos!

Para saber mais, continue assistindo aos episódios de Stargate SG-1, toda semana, aqui no T.World.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.