sábado, 21 de abril de 2012

O DENTISTA QUE SE TORNOU HERÓI!


Joaquim José da Silva Xavier ficou órfão de mãe aos nove anos, e depois órfão de pai três anos depois. Ainda jovem, ele entrou no ramo farmacêutico e se tornou então dentista. Nascido em uma fazenda no distrito de Pombal, próximo ao arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, à época território disputado entre as vilas de São João del-Rei e São José do Rio das Mortes, na Minas Gerais. No século XVIII os tratamentos com os dentes eram simples: ou você cuida, ou você arranca. Joaquim era muito bom em sua profissão, tão bom que acabou recebendo a alcunha de Tiradentes. Em 1780 Tiradentes se alistou as tropas reais, e 9 anos depois estava morto! Bem, Tiradentes não morreu por ter entrado nas tropas reais, mas por sua ideologia política.

Em fins do século XVIII o Brasil estava em crise: a produção da cana de açúcar do nordeste estava em decadência, a maioria das minas de ouro das Minas Gerais estava parcialmente esgotadas. O QUINTO, imposto pago pela colônia para a Metrópole não estava sendo mais pago. A Coroa pressionava mais e mais a população, e é nessa sociedade em crise, que surgiu, nas sombras, um movimento revolucionário.

Poetas, escritores, pensadores e filósofos se reuniam e discutiam os rumos do Brasil, na mudança. O Século XVIII era cheio de ideias iluministas de liberdades políticas e econômicas. Em 1776 aconteceu a Independência dos Estados Unidos da América de sua antiga metrópole, a Inglaterra. Tudo isso influenciava esses pensadores que também queriam a Independência do Brasil de sua metrópole, Portugal. A Coroa Portuguesa não estava cega ao movimento, ela sabia que ele existia e tentava a todo custo evitá-la. Era proibido fabricar livros e jornais no Brasil, mesmo assim encontrava-se pasquins falando contra a Coroa até em botequins.

Em 1789, depois da revolução francesa, Tiradentes e os seus companheiros do movimento, sabiam que a hora era chegada: com a Coroa querendo a Derrama (a cobrança de todas as dividas ao mesmo tempo), chegara o momento de deflagrar a Inconfidência Mineira, a revolução que iria declarar a república e abolir a Coroa. MASSSSSSSSS.......

Veio outro Joaquim, o Joaquim Silvério dos Reis, e delatou tudo. Ele fez um acordo com o Governador de Minas Gerais para perdoar-lhe as suas dívidas e em troca ele contava tudo sobre o movimento: seus membros, reuniões, etc. Dos membros mas ricos e importantes, apenas metade deles foram presos. Dos que foram presos, a maioria foram degredados (enviados do Brasil para outras colônias portuguesas), alguns saíram após pagarem fianças. No final das contas, só um pobretão, um tal alferes que não pertencia nem a uma família rica ou importante, que continuou preso por 3 anos. Esse pobre coitado era o Tiradentes.

Em 21 de Abril de 1792, Tiradentes foi enforcado com uma enorme pompa. O governo geral tratou de transformar aquela numa demonstração de força da coroa portuguesa, fazendo verdadeira encenação. A leitura da sentença estendeu-se por dezoito horas, após a qual houve discursos de aclamação à rainha, e o cortejo munido de verdadeira fanfarra e composta por toda a tropa local. O renomado historiador Bóris Fausto aponta essa como uma das possíveis causas para a preservação da memória de Tiradentes, argumentando que todo esse espetáculo acabou por despertar a ira da população que presenciou o evento, quando a intenção era, ao contrário, intimidar a população para que não houvesse novas revoltas.

Tiradentes, além de herói, se tornou um mártir em seu desejo de querer um Brasil independente. Um dos mais famosos e corajosos filhos de nossa terra de Minas Gerais.


Salve 21 de Abril, Dia Nacional de Tiradentes.



Assista abaixo alguns vídeos sobre TIRADENTES E A INCONFIDÊNCIA MINEIRA:


TEATRO DE BONECOS
EPISÓDIO: Segredos da Inconfidência




TRABALHO DE HISTÓRIA
Paródia da música "Alejandro" da Lady Gaga,
contando a história de Tiradentes



______________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.