quarta-feira, 18 de abril de 2012

ERAS GEOLÓGICAS




Cada "linha" acima corresponde a uma
camada de sedimentos de eras anteriores.
Quanto mais abaixo ela está, mais antiga ela é.
Cientificamente falando, a História da Terra é dividida em períodos geológicos. Vejam bem, como a única prova de que o que foi, realmente existiu, está gravada nas rochas, foi a partir delas que foi criado esse relógio estranho. O Tempo Geológico não mede o tempo, claro, mas mede quando aconteceu algo. Exemplo: sabe que os dinossauros viveram entre 250 a 65 milhões de anos atras, não apenas pelos fósseis em si, mas também pelo período geológico em que os fósseis se encontravam.

A explicação mais simples é a seguinte: conforme o tempo passa (tempo medido em milhares e milhões de anos), o solo vai sendo coberto por outra camadas de terra, rochas, sedimentos diversos. Esses sedimentos contam a história do que aconteceu naquela época pois está cheia do que havia na atmosfera naquele momento. Exemplo: a dieta alimentar dos dinossauros herbívoros foi descoberta a partir das plantas fossilizadas, e dos nutrientes que estavam nas rochas do mesmo período.


PORQUE ENTENDER ISSO É IMPORTANTE?

A Terra é um planeta maravilhoso, cheio atividade, e está em constante mudança. Sabemos que os continentes mudaram de lugar, que os oceanos de antes não são os mesmo de hoje (embora a água seja igual). O mundo muda. Isso é vital saber, pois se a pessoa ficar presa a uma visão dogmática do mundo (ou seja, quando acredita em algo tanto que repudia provas gritantes do contrário apenas porque em sua cabeça, o mundo não pode mudar).

Não me entendam mal, eu estou falando de geologia, ciência, e não de religião. Vários cientistas contestam as mudanças geológicas, outros acreditam em suas próprias teorias sobre a origem e extinção dos dinossauros.


VOLTANDO AO PONTO PRINCIPAL:
Os períodos geológicos então, nos dizem onde e quando um animal viveu. No que nos concerne, os dinossauros surgiram na era geológica chamada de MESOZOICA, e que possuiu três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo, do mais antigo para o mais recente. Os répteis mais antigos viveram no Triássico, esses répteis se desenvolveram em DINOSSAUROS no período Jurássico, tiveram o seu auge no Cretáceo, e finalmente foram extintos ao final do Cretáceo.

Agora, pode parecer brincadeira, mas ainda há muitas controversas sobre o que levou os dinossauros a extinção. Alguns afirmam que foi um grande meteoro. Outros dizem diferente: eles admitem que o meteoro alterou a vida dos dinossauros, mas que não os extinguiu. Esses últimos acreditam que toda a sua raça dos dinossauros teve problemas para se adaptar as drásticas do clima depois do meteoro, e ou morreram, ou se desenvolveram no que chamamos hoje de AVES. Sim, alguns pássaros hoje podem ser descendentes dos dinossauros.

No entanto, a maioria dos cientistas, aposta que foi mesmo o Meteoro Yucatan (tem esse nome porque caiu próximo a Península de Yucatan, no México) que destruiu os dinossauros, graças a recentes descobertas sobre os efeitos de destruição que causaria um objeto de milhões de toneladas caindo a 72.000 km/h em uma bacia oceânica. E portanto, por vias disso, é a esse fato que irei trabalhar como fator da extinção dos dinossauros.

Agora, vejam a tabela abaixo e avaliem a posição dos Dinossauros na ERA MESOZOICA, e a posição dos Seres Humanos na ERA CENOZOICA, no período Quartenário (o período geológico atual).



CURIOSIDADE: o filme "Era do Gelo", se passa em um período geológico anterior ao nosso, o período Terciário.


______________________________


Um comentário:

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.