terça-feira, 20 de março de 2012

Saga Harry Potter - A Origem




Uma das imagens mais simbólicas
da Saga, é o Expresso de Hogwarts.
Começou em 1990, com uma viagem de trem corriqueira em que uma jovem escritora desempregada, que vivia de Seguro-Desemprego, entrou em um trem lotado que ia de Manchester a Londres. A viagem durou apenas quatro horas, mas toda a vida de Joanne Kathleen Rowling, mudaria então. Nessas 4 horas veio subitamente a ideia de um garoto chamado "Potter". De acordo com ela, metade dos personagens surgiu ali mesmo, e temia esquecer pois não tinha nenhum papel em mãos.

Levou vários anos para que o primeiro livro fosse escrito "Harry Potter e a Pedra Filosofal", mas levou outro tempo para que Rowling encontrasse uma editora que publicasse um livro infantil com mais de 90.000 (Noventa Mil) palavras. Em 1997, a Editora Bloomsbury aceitou a proposta e publicou o primeiro volume. A Editora também aconselhou a Rowling que não usasse o nome de Joanne, pois iria desencorajar os meninos a lerem o livro escrito por uma mulher, e então ela ficou conhecida como J.K. Rowling. Em Julho de 2007, no aniversário de dez anos da publicação do primeiro livro, foi publicado o sétimo e último livro da Saga, "Harry Potter e as Relíquias da Morte".

Logotipo da Warner
na entrada de um filme Harry Potter.
Imediatamente em 1997, um produtor se interessou em tornar filme o livro de Rowling, mas foi apenas 1999 em que se chegou a um acordo entre Rowling e a Warner, que comprou os direitos do filme. Inicialmente, a Warner tratou o caso como um filme até normal, mas um entre muitos. Mas conforme o processo avançava, e a Warner via o sucessos dos livros já publicados (HP e a Câmara Secreta em 1998 / HP e o Prisioneiro de Azkaban em 1999 / HP e o Cálice de Fogo em 2000), aumentava o orçamento do filme, que ia se tornando cada dia mais perfeito na representação da história.

E o que começou em uma simples viagem de trem, levou a uma das séries cinematográficas de maior sucesso (renome e bilheteria) da História do Cinema. Os livros hoje foram traduzidos para dezenas de línguas, em centenas de países. Os filmes são populares igualmente entre jovens e adultos.

O que o T.World vai começar, não é apenas a base dos filmes que levou milhões aos cinemas, mas é uma Série de Livros extensa com 199 capítulos em alguns milhares de páginas, livros amados que mudaram a vida de sua escritora, e dos fãs que a leram.



______________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.