domingo, 30 de julho de 2017

CACIO E PEPE: UM PRATO NASCIDO DA FOME





O ser humano tem a capacidade da extrema bondade e da extrema maldade. Ambos podem aparecer em tempos pacíficos ou de guera, de fartura ou fome. A humanidade já passou por períodos em que a fome foi companheira da maioria da população. Enquanto alguns se entregavam a violência, outros tentavam sobreviver com os parcos recursos disponíveis da melhor maneira possível.

Um bom exemplo disso é o tradicional prato romano "Cacio e Pepe", que leva apenas três ingredientes: queijo pecorino, pimenta-do-reino e o macarrão, claro. Mas pera, só isso? Sim, só isso!

Cacio em italiano é sinônimo de queijo, Pepe é pimenta. Parece a receita mais simples do mundo. Mas este clássico romano é dificílimo de preparar. A Cacio e Pepe autêntica é picante, porém delicada. E não pode ser muito salgada. Nem sólido nem líquido, o molho (feito unicamente de um pouco da água do cozimento) é ligeiramente cremoso, uma emulsão leve, que deve envolver completamente os fios, sem sobrar no fundo do prato. E é aí que as coisas começam a se complicar. A mistura precisa ser preparada à mão, entre o momento de escorrer a massa e o de levá-la à mesa. Devagar o suficiente para deixar os ingredientes homogêneos e rápido, antes que esfrie porque aí desanda.

Um período longo de fome, geração após geração de camponeses, repetiram a receita, aprimorando técnicas e detalhes, um meneio com mão, um pequeno truque com a frigideira. Uma receita nascida de séculos de pobreza e fome. Mas onde eu quero chegar com isso?

Muitas pessoas ignoram a História. E principalmente a História daquilo que levam a boca. Eu considero isso um erro terrível. É cruel desvalorizar a história do que quer que seja, pois fazendo isso menosprezamos todo o sofrimento que aquelas pessoas passaram para sobreviver. Como podemos nos julgar superiores aos nossos ancestrais se não passamos pelo mesmo que eles passaram?

Nas matérias seguintes do "Momento Gourmet" nós vamos conhecer mais da história de alguns pratos ou ingredientes que tem uma história fascinante por trás.


---------------------

RECEITA DE CACIO E PEPE

INGREDIENTES:
400 grs de espaguete
160 grs Queijo Pecorino Romano
Pimenta do Reino à gosto

MODO DE FAZER:
Comece ralando o queijo pecorino romano. Em uma panela coloque a água para ferver com uma colher de sopa de sal. Deixe a água ferver e despeje o espaguete e de vez em quando mexa com uma colher de pau. Atenção!! Não quebrem o espaguete para colocar dentro da panela, isso é um pecado para os italianos! Separe uma concha da água onde foi cozido o espaguete e escorra o mesmo “al dente” (normalmente na embalagem vem escrito o tempo ideal de cozimento).


Em uma tigela, despeje o macarrão escorrido (por favor, não lavem…) adicione aquela concha de água que foi reservada  e misture bem com o queijo pecorino ralado.


Adicione a pimenta do reino a gosto e continue mexendo cuidadosamente até obter uma consistência cremosa. O segredo de um bom prato de espaguete “al cacio e pepe” é o equilíbrio certo entre queijo e o cozimento da massa. Se ao misturar os ingredientes você notar que ao adicionar a concha de água do cozimento do espaguete junto ao queijo, a mistura aparenta ter mais água do que o necessário, adicione um pouco mais do queijo pecorino, se pelo contrário, estiver  ainda muito seco, coloque um pouco de mais água do cozimento até obter essa consistência cremosa. Ao servir este prato adicione um pouco mais de pimenta para decorar e dar um toque especial.


Dica: Se vocês não encontrarem o queijo Pecorino Romano substituam por queijo parmesão, mas lembrem-se, se puderem utilizem o verdadeiro parmigiano regiano italiano!



FONTES:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.