domingo, 30 de julho de 2017

GOURMET OU GOURMAND?





Você já deve ter ouvido a palavra "gourmet" milhares de vezes e até já deve ter uma opinião própria sobre o que é. Mas você já procurou saber a origem do termo?

Gourmet é uma palavra francesa que não possui tradução específica em português, mas que tem significado oposto de "Gourmand", que significa glutão. Então Gourmand é aquele ama mais comer do que a comida em si, e Gourmet é aquele que ama mais a comida do que o ato de comer. Vamos entender isso.

Imagine que você decida fazer um belo pão caseiro. O processo é simples e não tem muitos segredos, então qualquer pessoa pode fazer pão. Leva horas desde a mistura da farinha até o momento que o pão sai do forno já assado. O aroma e sabor do pão quente saindo do forno é a recompensa do cozinheiro pelo tempo e trabalho gastos na atividade. Para entender a diferença entre um gourmet e um gourmand, é só saber o que cada um vai fazer esse pão.


O gourmand decide fazer um lanche. Ele corta o pão no meio, passa bastante maionese nos dois lados, frita ovo, passa presunto e mussarela na frigideira, empilha tudo dentro do pão, coloca ainda alface, tomate (para dar um toque saudável), batata palha, além de claro bastante ketchup e mostarda. Sem dúvida sentirá que fez um ótimo trabalho quando estiver saciado com a barriga cheia. Ao comer, o gourmand sentirá o gosto de tudo: do ovo, do presunto, da mussarela, do crocante da batata palha, da tonelada de ketchup. O tomate e o alface deve parecer meio deslocado no meio dessas frituras todas. O único sabor que o gourmand não vai sentir é o do pão. Todo trabalho que ele teve em preparar e assar o pão foi jogado fora. Teria sido mais fácil comprar um pão comum, o resultado seria o mesmo.


O gourmet decide fazer um sanduíche. Ele corta o pão ao meio, passa uma camada fina de requeijão cremoso dos dois lados. Ele coloca um peito de frango filetado e assado, cobre com azeitonas picadas, ketchup, uma folha de alface e rodelas finas de tomate. Diferente do lanche acima, os ingredientes não foram colocados à toa, só por colocar. Em cada mordida dá pra sentir o sabor individual de cada ingrediente, mas ao mesmo tempo cria um sabor geral em perfeito equilíbrio. E principalmente: nenhum dos ingredientes vai matar o sabor do pão que deu tanto trabalho fazer. O sentimento de recompensa será ainda maior.

Você pode perceber que o sanduíche gourmet também irá saciar, também será gostoso. A diferença está no equilíbrio de sabores. Então gourmet não significa comer pouco e pagar caro. Ao contrário, significa valorizar o sabor da comida acima da quantidade. Então quando a comida é cara em restaurantes finos você não está pagando a comida em si, mas as técnicas diferentes no preparo dos ingredientes.

E aí? Agora que entendemos tudo isso, eu pergunto: você é um gourmet ou gourmand?






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.