Filme
Stargate: The Ark of Truth [2008]
Filme
Stargate: Continuum [2008]
Série
Stargate Atlantis [2004-2009]
Série
Stargate Universe [2011]
Assistir a Saga Stargate na ordem correta ajuda a manter o suspense e a integridade da história em si. A partir do início de Stargate Atlantis, que na época foi transmitida junto com Stargate SG-1, houve uma certa parceria entre as séries, como fatos que repercutiam em ambas séries e personagens que vez ou outra se visitavam em crossovers.
A ordem para assistir a série se baseia na cronologia de exibição original, uma vez que essa não é apenas a ordem mais natural, como a melhor maneira.
PRIMEIRA FASE
Para começar a assistir a saga devemos voltar ao início do início, antes de SG-1, ou seja, pelo filme Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade [1994]. Depois disso pode-se partir para a série Stargate SG-1 [1997-2007].
SG-1 teve dez temporadas, mas nós a assistimos em duas fases. O início de SG-1 é sequência do filme de 1994, por isso começar por ele. E depois entre a Primeira e a Sétima temporadas, podemos assistir SG-1 ininterruptamente. Ou seja, nós vamos do episódio 1 ao 154 sem nos preocupar com qualquer outra coisa. São sete temporadas com 22 episódios (tanto o episódio 1 quanto o 153 são duplos, então contam como dois cada um).
Conclusão: 1 Filme + 7 temporadas de SG-1 (154 episódios, sendo dois episódios duplos).
SEGUNDA FASE
Com o início da Oitava Temporada de Stargate SG-1, paralelamente, começa a Primeira Temporada de Stargate Atlantis [2004-2009]. Os episódios de SG-1 eram apresentados primeiro que os de SGA. E seguindo essa lógica, os produtores colocavam acontecimentos, principalmente no sentido SG-1 > SGA, que repercutiam na outra. Então para entender a origem de certos fatos e não julgá-los milagres caídos do céu (o que decididamente nunca acontece por aqui), deve-se assistir as duas séries, intercalando, sempre um episódio de SG-1 antes de SGA.
Consulte a Tabela de Episódios ao final da página para entender isso melhor. Esse método deve ser usado por três temporadas: 8, 9 e 10 de SG-1 e 1, 2 e 3 de SGA.
Então, antes de começar a quarta temporada de SGA, há dois filmes que finalizam SG-1: Stargate - A Arca da Verdade, de 2008, que fecha a história dos Ori, e Stargate - Linha do Tempo, também de 2008, que fecha a história de Baal e os Goa'ulds.
Segue-se então para o fechamento de SGA com temporadas 4 e 5, assistidas sem interrupção. Apesar de um filme ter sido cogitado pela empresa, a proposta não saiu do papel e o episódio 100 de SGA é o final da série.
Conclusão: 3 temporadas de SG-1 (60 episódios, sendo 1 episódio duplo) + 3 temporadas de SGA (60 episódios, sendo 1 episódio duplo) + 2 Filmes + 2 temporadas de SGA (40 episódios).
TERCEIRA FASE
Depois do fim de SGA uma nova série spin-off foi produzida: Stargate Universe [2009-2011]. Iniciada completamente independente, sem fatos paralelos para lhe influenciar além dos acontecimentos passados de ambas as séries. Alguns personagens de SGA e SG-1 participaram de SGU, alguns com meras participações especiais, outros com papéis fixos.
Para assistir SGU segue-se normalmente suas duas temporadas. Como nenhum outro filme foi feito, e nenhum outro spin-off escrito, o quadragésimo e último episódio de Stargate Universe é de fato o último episódio publicado para a Saga Stargate e o portanto o fim da longa maratona que começou em 1994, mais de trezentos episódios atrás, chegando ao fim da Era Stargate com 17 anos de duração, uma das mais longas sagas americanas de ficção científica.
Conclusão: 2 temporadas de SGU (40 episódios, sendo 1 episódio duplo).
CONCLUSÃO GERAL: 3 séries (214 episódios de SG-1, 100 episódios de SGA e 40 episódios de SGU = 354 episódios) + 3 filmes.
TABELA DE EPISÓDIOS
- Filme Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade
- Série Stargate SG-1, temporadas 1 a 7
- Intercalando os episódios de Stargate SG-1 e Stargate Atlantis, sendo primeiro SG-1 e depois SGA. Entre as temporadas 8 a 10 de SG-1 e as temporadas 1 a 3 de SGA, assim: