quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

NOTAS SOBRE OS POVOS E CRIATURAS DE "O HOBBIT - A DESOLAÇÃO DE SMAUG"




As pessoas realmente gostaram das notas que anexei ao filme "O Hobbit - A Desolação de Smaug", mas ainda tiveram aqueles que queriam saber mais sobre os homens da Cidade do Lago e a relação dos Elfos Silvestres com seus primos. Então vamos lá!

Elfos Silvestres, Aranhas de Ungoliant, Homens do Lago e um dragão temperamental. O segundo filme da Trilogia Hobbit é mais ágil, tem mais ação e menos enrolação, e muitos personagens novos.

Beorn faz uma aparição rápida, mas significativa, ao ajudar os anões. Se ele vai aparecer na terceira parte da história, assim como no livro, é incerto. Mas vê-lo já foi muito bom. Admito, é o meu personagem favorito de todo livro, mesmo considerando Bilbo ou Gandalf: Beorn é misterioso, sem origem, amigável mas perigoso se provocado.

Escondidas na Floresta das Trevas estavam as temíveis aranhas citadas no primeiro filme, descentes de Ungoliant, um espírito perverso na forma de aranha. Ungoliant é uma lenda antiga que Tolkien conta em outros livros. Mas seus descentes são sempre vistos e sempre tão malvados quanto a "mamãe". A aranha Laracna, vista no filme "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" também é uma descente de Ungoliant.

Os Elfos Silvestres são um espetáculo à parte. Você já conheceu elfos, você sabe que eles não são maus. Mas você nunca tinha conhecido esse tipo de elfo antes. Muito mais ligados a terra que vivem do que outros elfos.

Uma história antiga, muito, muito antiga, fala sobre o início do mundo e o aparecimento dos Elfos. A lenda diz que os deuses da natureza vieram de além mar e convidaram os elfos para irem para a terra sagrada. Alguns sentiram medo dos deuses e fugiram da luz. Esses foram encontrados por Morgoth, o Primeiro Senhor do Escuro, e foram torturados infinitamente até serem transformados em seres das trevas conhecidos como Orcs. Daqueles que aceitaram sair da Terra-Média, todos se reuniram em grupos para partirem. Alguns, no entanto, desistiram no meio da viagem e ficaram pelo caminho. Os Elfos Verdes se fixaram nos bosques de Ossiriand e das Montanhas Azuis, enquanto que os Elfos Silvestres permaneceram no Vale do Anduin e na Grande Floresta Verde.

A história dos elfos que atravessaram o mar rumo a Valinor, a terra sagrada, é extensa, e para conhecê-la com detalhes procure o livro "O Silmarilion". Quanto aos elfos de Valfenda e de Lothlórien, eles são uma amálgama de elfos que ficaram na Terra-Média, daqueles que foram para Valinor e decidiram voltar, e daqueles que nasceram na terra sagrada mas quiseram vir para a Terra-Média. Alguns ainda tem a luz de Valinor em seus olhos, não apenas por terem vivido lá, mas por terem sido aprendizes dos deuses da natureza. A Senhora Galariel é um exemplo de quem nasceu em Valinor, aprendeu a beleza dos jardins de Valinor e veio para a Terra-Média para conhecer o desconhecido e trazer a beleza de Valinor consigo.

Um elfo também é suscetível às más emoções como ódio, raiva e rancor. Mas não foi Valinor que tornou os Altos Elfos mais sábios que seus primos, mas o que aprenderam durante suas longas vidas. Os Elfos Silvestres tem lutado para se proteger da maldade desde que o mundo surgiu. Eles talvez sejam mais frios em suas decisões, mas eles não são maus. O tempo os tornou mais fortes, mas mesmo assim não puderam evitar que sua preciosa Floresta Verde se transformasse na Floresta das Trevas. Perigoso ou não, eles não pretendem se mudar, pois esse é o canto deles do mundo, é a sua casa. Eles são desconfiados? Sim! Mas eles tem seus motivos. Convenhamos, a vizinhança não é das melhores: aranhas gigantes, Orcs, lobos Wargs e um dragão adormecido. Eles podem ser menos sábios que seus primos, mas ainda são elfos.

Os Homens não são menos complicados que os Elfos. Bem, os Homens não podem e nunca puderam ir para a terra sagrada de Valinor, mas aqueles que auxiliaram na guerra contra Morgoth, eventualmente receberam uma recompensa: a Ilha de Númenor, no meio do mar entre a Terra-Média e Valinor. A história completa da ascensão e queda dos homens de Númenor também pode ser conhecida lendo "O Silmarilion". Os descendentes de Númenor fundaram várias cidades na Terra-Média, sendo Minas Tirith, no Reino de Gondor, como a mais famosa.


Dos homens que não foram abençoados para irem para Númenor, se espalharam por toda Terra-Média, mas o que interessa para este filme são os Homens que moram nas Terras Ermas, além das Montanhas Sombrias: alguns construíram aldeias de cabanas de madeira ao longo do Grande Rio Anduin, entre as Montanhas Sombrias e a Floresta das Trevas. Um grupo particularmente poderoso ergueu a cidade de pedra de Valle às portas de Erebor, um grande reino dos anões e se aproveitaram da riqueza que fluía na região. Eles produziam alimentos das terras férteis da Montanha Solitária, comercializavam com os Anões, tinham tratados com os Elfos Silvestres. Foi uma época de prosperidade para todos, Homens, Anões e Elfos.


Depois que o dragão saqueou Valle e ocupou Erebor, a região entrou em decadência. Os Anões se espalharam pelo mundo, sem rumo, sem lar. Os Elfos se fecharam cada vez mais em si mesmos, ignorando quase tudo que estivesse fora de suas fronteiras. Quanto aos Homens, eles ergueram uma cidade de madeira na superfície do Lago Comprido, considerando aquelas águas frias como uma proteção natural contra o dragão. O comércio diminuiu cada vez mais com os séculos, e os Homens do Lago entraram em decadência. Uma cidade de comerciantes pobres apenas sobrevivendo e sonhando com a glória que já tiveram, e esperando a prosperidade que viria de uma velha profecia sobre rios de ouro correndo da Montanha Solitária.

E por fim, Smaug. Não há muito que falar dele. Dragões foram uma das mais ferozes e terríveis criações de Morgoth, o mesmo ser que criou os Balrog, vistos no filme "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel". Os dragões tem obsessão por ouro, prata e joias, e somado ao poder natural de sua espécie e uma inteligência amadurecida com os séculos, um dragão é a pior calamidade que poderia acontecer. A Cidade de Valle e o Reino de Erebor sabem bem disso.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.