terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Até onde a curiosidade nos leva?


A redução que aumentou meu conhecimento.

Comecei, como sempre começo quando o assunto é culinária, assistindo Masterchef.

Em vários episódios nós vemos os cozinheiros usarem uma "Redução de Vinho" como uma carta na manga para ganhar uns pontos à mais em seus pratos. Um dia fiquei curioso sobre esse tipo de molho e fui pesquisar.

Eis o que diz a Wikipédia:

------------------------------
Em culinária, chama-se redução ao processo de concentração dos sabores e espessamento de um caldo, sopa ou molho, através de uma ebulição lenta. Os caldos reduzidos são designados “fundos” (com exceção do caldo de peixe reduzido que se chama “fumet”) e são utilizados como base para molhos: o molho velouté, feito com um “fundo claro” e o molho espanhol, com o “fundo escuro”.
Uma redução maior de um “fundo de cozinha”, principalmente de um caldo de carne, dá origem a uma “glace” (ou “demi-glace”, em língua francesa), por vezes chamado extrato de carne, que é uma pasta que se pode conservar durante bastante tempo e usar para preparar ou aromatizar sopas ou molhos, ou para preparar os cubos-de-caldo.

Uma inovação é a redução de vinho tinto, usada diretamente como aromatizante em vários pratos, ou para preparar um molho em que se mistura o vinho já reduzido com caldo de carne e se engrossa com um roux. Uma variante é a redução de vinagre balsâmico, que consiste na redução simples do vinagre em fogo brando até formar uma pasta.

Acesse o artigo Reducao da Wikipedia

------------------------------

Bem, eu entendi o que é uma Redução de Vinho, mas aí vieram novas palavras e novas perguntas.

CALDOS / FUNDOS / FUMET / VELOUTÉ / FUNDO CLARO / MOLHO ESPANHOL / FUNDO ESCURO / GLACE / DEMI-GLACE / CUBOS DE CALDO / ROUX / VINAGRE BALSÂMICO

Algumas dessas palavras nem tinham link e eu tive que fazer outras pesquisas. De palavra em palavra, pesquisa em pesquisa, encontrei ainda outras palavras-chave que levou a outras pesquisas.

Muito provavelmente, semana que vem, não vou me lembrar de metade do que eu li ontem, mas isso não importa. O tempo que eu fiquei lendo e absorvendo essas informações não foi desperdiçado. Se andar 20 minutos numa esteira exercita os músculos das pernas, ler por 20 minutos exercita o cérebro. Já foi provado, cientificamente, que ler, mesmo que informações aleatórias de Masterchef, ajuda a manter saudável as ligações entre os neurônios.

Não sei ainda se vou fazer a tal Redução de Vinho, mas certamente foi divertido aprender algo novo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.