Título Original: King Lear
Autor: William Shakespeare
Ano de Publicação: 1623, mas escrita em 1605
SINOPSE: Esta é uma das obras-primas entre as tragédias de Shakespeare. A história fala das mentiras e traições que filhos ambiciosos tramam contra os irmãos e os pais poderosos.
A peça conta principalmente a história do rei da Grã-Bretanha, que estando em idade avançada, decidiu dividir seu reino entre suas três filhas: Goneril, Regan e Cordélia. A tragédia começa quando o Rei Lear deserda Cordélia por esta se recusar a bajulá-lo como suas outras duas filhas. No entanto, Goneril e Regan se mostram ingratas e arrogantes com o pai depois da divisão do reino. Ao mesmo tempo, nós conhecemos o drama do Conde de Glócester e seus dois filhos, Edgar (filho legítimo) e Edmundo (filho ilegítimo). Em uma conspiração forjada por Edmundo, o Conde acredita que Edgar planeja matá-lo para herdar seus bens.
A peça conta principalmente a história do rei da Grã-Bretanha, que estando em idade avançada, decidiu dividir seu reino entre suas três filhas: Goneril, Regan e Cordélia. A tragédia começa quando o Rei Lear deserda Cordélia por esta se recusar a bajulá-lo como suas outras duas filhas. No entanto, Goneril e Regan se mostram ingratas e arrogantes com o pai depois da divisão do reino. Ao mesmo tempo, nós conhecemos o drama do Conde de Glócester e seus dois filhos, Edgar (filho legítimo) e Edmundo (filho ilegítimo). Em uma conspiração forjada por Edmundo, o Conde acredita que Edgar planeja matá-lo para herdar seus bens.
Rei Lear e Cordélia
Shakespeare inspirou-se em antigas lendas para compor a trama da obra. Lear pertence ao folclore e aparece, já no ano 1147, em um episódio da Historia Regum Britanniae (1.137/1.138) do galês Godofredo de Monmouth. Na História, este Lear é um rei britânico, fundador de Leicester, que tem três filhas, duas das quais tentam usurpar-lhe o reino. A terceira filha, Cordélia, permanece fiel ao pai e termina sendo a herdeira do trono.
No Renascimento, o episódio de Lear e Cordélia aparece recontado em várias obras literárias que podem ter influenciado Shakespeare, como as Crônicas da Inglaterra, Escócia e Irlanda (1587), de Raphael Holinshed (1529-1580) e o canto 10 do livro 2 do poema épico A Rainha das Fadas (The Faerie Queene, 1590), de Edmund Spenser (1552-1599). A principal fonte para o argumento geral da obra foi A Verdadeira Crónica do Rei Leir e suas Três Filhas (The True Chronicle Historie of King Leir and his Three Daughters), uma peça de autor anônimo que era parte do repertório teatral londrino da década de 1590. Em relação a esta, porém, Shakespeare introduziu muitas modificações, especialmente o final trágico e o ambiente pagão (não-cristão) do reino de Lear.
Por sua vez, a subtrama envolvendo Glócester e seus dois filhos estão inspirados n'A Arcádia da Condessa de Pembroke, um romance pastoral de Philip Sidney de 1590, que contém um episódio com o rei cego da Paflagónia que é enganado por um de seus dois filhos. A visão filosófica e algumas falas revelam influência dos Ensaios de Montaigne, conhecidos por Shakespeare pela edição de John Florio (1603).
Criações totalmente shakespearianas são o Bobo do rei e o personagem do Pobre Tom (Poor Tom), ambas figuras que se fazem de loucos. Em contraste com a lenda de Lear e as versões literárias anteriores, a obra de Shakespeare termina em tragédia, com a loucura e morte de Lear e a execução de Cordélia.
Saudoso ator Raul Cortez como Rei Lear |
No Renascimento, o episódio de Lear e Cordélia aparece recontado em várias obras literárias que podem ter influenciado Shakespeare, como as Crônicas da Inglaterra, Escócia e Irlanda (1587), de Raphael Holinshed (1529-1580) e o canto 10 do livro 2 do poema épico A Rainha das Fadas (The Faerie Queene, 1590), de Edmund Spenser (1552-1599). A principal fonte para o argumento geral da obra foi A Verdadeira Crónica do Rei Leir e suas Três Filhas (The True Chronicle Historie of King Leir and his Three Daughters), uma peça de autor anônimo que era parte do repertório teatral londrino da década de 1590. Em relação a esta, porém, Shakespeare introduziu muitas modificações, especialmente o final trágico e o ambiente pagão (não-cristão) do reino de Lear.
Romola Garai e Ian Mckellen (Gandalf) como Cordélia e Rei Lear |
Por sua vez, a subtrama envolvendo Glócester e seus dois filhos estão inspirados n'A Arcádia da Condessa de Pembroke, um romance pastoral de Philip Sidney de 1590, que contém um episódio com o rei cego da Paflagónia que é enganado por um de seus dois filhos. A visão filosófica e algumas falas revelam influência dos Ensaios de Montaigne, conhecidos por Shakespeare pela edição de John Florio (1603).
Criações totalmente shakespearianas são o Bobo do rei e o personagem do Pobre Tom (Poor Tom), ambas figuras que se fazem de loucos. Em contraste com a lenda de Lear e as versões literárias anteriores, a obra de Shakespeare termina em tragédia, com a loucura e morte de Lear e a execução de Cordélia.
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