terça-feira, 29 de novembro de 2011

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE - capítulo 16





16
OS UMPA-LUMPAS


— Umpa-lumpas! repetiram todos ao mesmo tempo — Umpa-lum-pas!
— Importados diretamente de Lumpalópolis — disse o Sr. Wonka, orgulhoso.
— Mas esse lugar não existe — disse a Sra. Sal.
— Desculpe, senhora, mas...
— Sr. Wonka — exclamou a Sra. Sal — Sou professora de geografia...
— Então, a senhora deve saber tudo sobre Lumpalópolis — disse o Sr. Wonka — Que país terrível! Florestas cerradas infestadas das mais perigosas feras do mundo: chifrodontes, golpes-sujos e os malvados chicotáculos. Um chicotáculo é capaz de devorar dez umpa-lumpas no café da manhã e ainda voltar correndo para repetir a dose. Quando estive lá, encontrei os pequenos umpa-lumpas morando em casas no alto das árvores. Eram obrigados a morar nas árvores para se protegerem dos golpes sujos, dos chifrodontes e dos chicotáculos. Os umpa-lumpas alimentavam-se de lagartas verdes, que têm um gosto horrível, e eles passavam o dia todo vasculhando as copas das árvores procurando alguma outra coisa para misturar com as lagartas, para elas ficarem com um gostinho um pouco melhor — por exemplo, besouros vermelhos, folhas de eucaliptos, e cascas de certas árvores, tudo muito ruim, mas não tão ruim quanto as lagartas. Coitadinhos dos umpa-lumpas! A comida que eles mais desejavam eram sementes de cacau. Mas não conseguiam encontrar! Um umpa-lumpa dava-se por satisfeito se conseguisse achar três ou quatro sementes de cacau por ano. E era a coisa que mais almejavam! Sonhavam com cacau a noite toda e durante o dia só falavam em cacau. Bastava alguém pronunciar a palavra “cacau” perto de um umpa-lumpa para ele ficar com água na boca.
— A semente de cacau — continuou o Sr. Wonka — que cresce no pé de cacau, é justamente o ingrediente principal de que é feito o chocolate. É impossível fazer chocolate sem cacau. Cacau é chocolate. Eu mesmo uso bilhões de sementes de cacau todas as semanas aqui na fábrica. Então, meus queridos, assim que eu percebi que os umpa-lumpas eram loucos por cacau, subi até sua aldeia de casas arborícolas, enfiei a cabeça pela porta da casa do chefe da tribo. O pobrezinho parecia magro e faminto, estava sentado, tentando comer uma vasilha cheia de lagartas verdes amassadas.
“Escute aqui”, eu disse (em umpa-lumpês é claro), “Veja bem, se você e todo o seu povo forem comigo para o meu país para morar na minha fábrica, vocês poderão comer sementes de cacau à vontade! Tenho montanhas delas nos meus depósitos! Vocês poderão comer cacau em todas as refeições! Vão poder se empanturrar! Posso até pagar seus salários em cacau, se vocês quiserem!” O chefe dos umpa-lumpas, saltando da cadeira, exclamou: “Está falando sério?” “Claro”, eu disse. “E vocês também vão poder comer chocolate. Chocolate é mais gostoso do que cacau, porque ainda leva açúcar e leite”. O homenzinho soltou um grito de alegria e jogou a vasilha de lagartas esmagadas pela janela da casa. “Combinado”, ele gritou. “Venha, vamos embora!” Então eu trouxe todos eles para cá de navio, todos os homens, mulheres e crianças da tribo dos umpa-lumpas. Foi fácil. Contra-bandeei todos eles dentro de enormes caixas furadas, e assim chegaram são e salvos. São trabalhadores maravilhosos. Agora, todos eles falam inglês. Adoram música e dança. Estão sempre inventando canções. Espero que vocês ouçam muita música hoje. Mas é bom vocês se prevenirem, porque eles são meio travessos. Adoram brincar. Ainda usam o mesmo tipo de roupa que usavam na floresta. Insistem nisso. Os homens, como vocês podem ver do outro lado do rio, usam só pele de veado. As mulheres andam cobertas de folhas, e as crianças não vestem absolutamente nada. As mulheres trocam de folhas todos os dias...
Papai — gritou Veroca Sal (a menina que tem tudo o que quer) — Papai! Eu quero um umpa-lumpa! Eu quero que você me compre um umpa-lumpa! Eu quero um umpa-lumpa já, agora! Quero levar um para casa! Vamos papai. Compre um umpa-lumpa pra mim!
— Já, já, minha querida! — disse o pai dela — Não podemos interromper o Sr. Wonka.


Mas eu quero um umpa-lumpa! — gritava Veroca.
— Está bem Veroca, está bem. Mas não posso comprar um nesse minuto. Por favor, tenha um pouquinho de paciência. Vou mandar comprar um pra você antes do fim do dia.
— Augusto! — gritou a Sra. Glupe — Augusto, meu filho, acho melhor você não fazer isso.
Augusto Glupe, como vocês devem ter adivinhado, tinha escapado quietinho para a beira do rio, e estava ajoelhado na margem, enchendo a boca de calda de chocolate quente, o mais rápido que podia.




continua... 







Frase Curiosa: Conjugando o verbo Facebook: Eu posto, Tu comentas, Ele curte, Nós compartilhamos, Vós publicais, Eles riem, Ninguém trabalha.
Frase CuriosaErrar é humano. Colocar a culpa em alguém é estratégico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.