terça-feira, 5 de novembro de 2013

[B B B] O Mercador de Veneza





Título: O Mercador de Veneza
Título Original: The Merchant of Venice
AutorWilliam Shakespeare
Ano de Publicação: Entre 1596 e 1598


SINOPSE: Antônio é um rico mercador de Veneza que se vê numa situação complicada: querendo querendo fazer um empréstimo a seu amigo Bassânio, mas estando todo seu capital investido em navios no exterior, ele pede um empréstimo ao judeu Shylock, um homem que odeia Antônio. Como garantia que Antônio pagará os 3.000 ducados, Shylock pede um pedaço da carne de Antônio. A situação piora quando Antônio é avisado que seus navios afundaram no mar. E agora Antônio?





 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



CURIOSIDADES: O mercador de Veneza é uma das obras mais polêmicas de William Shakespeare (1564-1616). Escrita por volta de 1596, aborda o choque entre diferentes culturas, tema tão presente hoje como na Inglaterra do século XVI. Tradicionalmente classificada como comédia, apresenta elementos típicos do romantismo; um exemplo é a heroína da peça – Pórcia –, uma dama italiana à procura de um marido.

O não-pagamento de uma fiança que levou à morte de um mercador era uma história comum na Inglaterra do fim do século XVI. Muitos acontecimentos deste livro estão todos presentes no conto Il Pecorone, do autor italiano Giovanni Fiorentino, publicada em Milão em 1558. Elementos da cena do julgamento também podem ser encontrados na peça O Orador, de Alexandre Sylvane, publicada em 1596.

No Brasil, a sua cena principal (a cobrança de Shylock pela libra de carne de Antônio) foi parodiada na peça O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, transformada posteriormente em minissérie pela Rede Globo e, posteriormente, lançada como filme.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.