sábado, 5 de agosto de 2017

O PLEONASMO DE MOLHO KETCHUP





A ideia dessa postagem veio há algum tempo quando eu assistia Masterchef Brasil, e fiquei pensativo sobre uma frase dita. No episódio um dos cozinheiros havia colocado ketchup em um molho de lasanha, o que deu ao molho um lindo tom vermelho. Na hora da avaliação do prato, o Chefe Erick Jacquin disse que adora ketchup, mas que ele não colocaria esse condimento industrializado num prato de um de seus restaurantes. Mas a frase que me marcou foi: o Chefe disse que se ela quisesse usar esse condimento, "porque não tinha feito o seu próprio ketchup?".


Seu próprio ketchup... MEU próprio ketchup... que ideia interessante!

Depois de uma breve pesquisa eu descobri algo surpreendente: fazer ketchup é muito fácil! Tipo, muito, muito, muito fácil! É tão fácil que eu não sei porque passei a vida toda comprando ketchup industrializado, e isso acabou evoluindo junto com a pesquisa.

Descobri que existem diversos ingredientes muito usados na cozinha e que sempre compramos industrializados, mas que podemos fazer nós mesmos em casa.


O Pleonasmo de Molho Ketchup

Voltemos ao título. A História do Ketchup é surpreende ao pensar que a primeira versão não continha tomate. O precursor do Ketchup era um molho de peixe fermentado, feito a base das vísceras e carne de peixe, vindo do sul da China, e que depois foi levado à Malásia por onde também se popularizou. Existem registros históricos do consumo desse molho mais de 300 anos antes de Cristo. A palavra "Ketchup" vem do nome do molho chinês para peixes chamado Ketsiap ("Molho").

Ketchup caseiro
Pleonasmo consiste na repetição de um termo da oração ou do significado de uma expressão, isto é, alguma informação que é repetida desnecessariamente. Então se a palavra ketchup vem do chinês para Molho, dizer "Molho Ketchup" é o mesmo que dizer "Molho Molho".

O tomate, tão tradicional no ketchup hoje, foi acrescentado na Europa e depois levado aos Estados Unidos, onde se tornou famoso com a expansão do fast-food. Produzido em massa para acompanhar a explosão do fast-food pelo mundo, as pessoas comuns desacostumaram a fazer seu próprio ketchup, mas eis que é uma receita tão simples, que só não faz quem realmente não quer.

Primeiro, vamos ao básico: para fazer ketchup nós precisamos de extrato de tomate. Mas se queremos um ketchup não-industrializado, não adianta usar o extrato de tomate de lata. Fazer extrato é simples, mas sim, exige um pouco de tempo. Mesmo assim, vale a pena. Um extrato de tomate caseiro tem seus próprios temperos, feito à seu gosto. Numa época em que até o cartão de crédito pode ser personalizado, porque não ter seu extrato de tomate personalizado?

Extrato de tomate é muito versátil, e pode ser usado para dezenas de receitas, que inclui ketchup, molhos para macarrão, lasanha, etc. Vamos as receitas.



Extrato de Tomate caseiro
EXTRATO DE TOMATE

Apesar deste produto ter apenas tomate, sal e açúcar na sua composição, você pode fazer o molho caseiro, com tomates frescos e incrementar com temperos e ervas aromáticas.


INGREDIENTES
  • 1 kg de tomates bem vermelhos
  • 1 ramo de manjericão
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • ½ xícara (chá) de azeite de oliva ou óleo
  • 1 cenoura
  • Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE FAZER
  • Lave os tomates, faça um leve corte em cruz e coloque-os na panela com água fervente (que deve cobrir todos os tomates). Deixe cozinhar por cerca de dois minutos ou até a pele soltar e retire o “olho” e a pele.
  • Bata os tomates no liquidificador.
  • Refogue a cebola e o alho no azeite ou óleo até dourar. Junte ao refogado o tomate já batido e a cenoura inteira (para reduzir a acidez).
  • Leve tudo ao fogo e cozinhe até obter um molho espesso.
  • Retire a cenoura e adicione o sal e a pimenta do reino a gosto.

As folhas de manjericão picadas devem ser adicionadas na hora de servir.

Como o Extrato de Tomate pode ser congelado e guardado por um longo tempo, você pode tirar um dia para fazer uma boa quantidade armazenada em pequenos potes e descongelar na geladeira conforme a necessidade.

Agora que nós temos nosso Extrato de Tomate, é hora de fazermos o Ketchup.



Ketchup Caseiro
KETCHUP CASEIRO

Para essa receita, usaremos como medida 1 lata de extrato de 350 g. Mas apenas a lata, claro, já temos nosso extrato de tomate caseiro.

INGREDIENTES
  • 1 lata de extrato de tomate
  • 1/2 lata de vinagre
  • 2 colheres (sopa) de açúcar (30 g)
  • 1 colher (chá) de sal (10 g)
  • Pimenta ou molho de pimenta à gosto
  • Outros temperos à gosto

MODO DE PREPARO
  • Numa tigela, misture extrato de tomate, vinagre, açúcar, sal, pimenta e temperos à gosto.

Conserve na geladeira em potes fechados.

Bom apetite!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.