sábado, 14 de maio de 2016

ARGONATH




Eu sou um grande fã de Senhor dos Anéis e de todo o mundo criado por J.R.R. Tolkien, então logo no primeiro artigo do Projeto MITOLOGIAS, é claro que seria sobre as Argonath, que ilustra este projeto.



AS ARGONATH


As Argonath, conhecidas em língua comum por Portão dos Reis, são um dos monumentos mais emblemáticos e impressionantes da Terra Média. São constituídas por dois enormes pilares esculpidos à semelhança de Isildur e Anárion, os dois filhos de Elendil de Númenor e fundadores do Reino de Gondor. Cada um se situava lado a lado, em margens opostas do Rio Anduin. Por detrás das estátuas, altos precipícios formam uma passagem estreita pela qual o rio passava, antes de alargar e formar o lago Nen Hithoel.


As Argonath olhavam para norte, e os seus braços esquerdos estavam erguidos, com a palma estendida para a frente num gesto de desafio aos inimigos de Gondor. Na mão direita, encostada ao peito, seguravam machados, e cada um tinha também um elmo e uma coroa sobre a cabeça. As suas caras tinham uma expressão sombria. Pela espetacularidade da obra, com a imponência das estátuas e a grande mestria com que foram esculpidas, ninguém por elas passava sem espanto.

As estátuas foram construídas por volta do ano 1248 da Terceira Era, por ordem do Rei Romendacil II. O objetivo era que os pilares marcassem a fronteira norte de Gondor (na altura), e não era permitida a passagem para sul das Argonath sem autorização.


SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS ARGONATH

A origem das Argonath não é um assunto consensual. Segundo o Apêndice A de O Senhor dos Anéis, segundo o qual foi Romendacil II que mandou erguer as estátuas: "Foi ele que construiu os pilares das Argonath à entrada do Nen Hithoel". Romendacil apenas foi rei de Gondor já entre 1304 e 1366 da Terceira Era, mas a construção das estátuas em 1248 pode ser justificada pelo facto de ele ter atuado como regente do reino desde 1240. É sugerido que foi durante esse período que ergueu o monumento.

O que torna o assunto mais complicado é uma referência no Silmarillion, em Dos Anéis do Poder e da Terceira Era, onde é dado a entender que a construção das Argonath se deu muito mais cedo, no final da Segunda Era, quando da fundação de Arnor e Gondor pelos Exilados: “… fortes e maravilhosos trabalhos eles construíram na terra nos dias do seu poder, nas Argonath…” Isto é provavelmente um erro simples, e como última fonte canônica, o Senhor dos Anéis deve ser sempre mais tido em conta. Apesar de tudo, é o suficiente para causar alguma discussão.





FONTE: https://www.valinor.com.br/7462






Um comentário:

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.